terça-feira, 30 de março de 2010

Professor no Campo


Você entra em uma sala de vídeo com vinte crianças de dois anos e coloca um filme de músicas dançantes instrutivas, próprias para suas idades. Elas começam a dançar tão alegres e felizes que uma pessoa mais romantica como eu (rs) pode até ver brilhos em seus olhos. De repente alguém dá um sonoro berro "TODOS SENTADOS" E como se não bastasse o imenso susto, complementa "NÃO QUERO VER NINGUÉM EM PÉ".

Em primeiro lugar, eu me sinto profundamente tocada de compaixão pela voz que dá esse comando. Tratar crianças dessa forma, privando-as de sua enorme sede de alegria, espontaneidade e movimentação deve ser algo que parte de um coração enrijecido.

Em segundo, poder ver a dificuldade quase dolorida que as crianças têm para obedecerem à esse comando me faz crescer muito na condição de estudante de pedagogia.

Meu sonho agora é ministrar aulas em uma escola de proporções inversas daquela em que estou. Grandes espaços abertos. Jardins. Pátios e campos. E... Quem sabe além do refeitório, uma minúscula sala para um dia de chuva muito forte.

-- O famoso entomologista francês Fabre sempre se orgulhou de ter conseguido fazer suas pesquisas sobre os insetos - pesquisas que ficaram famosas - sem precisar matar nenhum. Ele estudava sua maneira de voar, seus hábitos, tristezas e alegrias. Seguia com atenção suas brincadeiras sob os raios do sol e seus combates mortais. Observava como agiam para arranjar comida, construir seus abrigos, fazer provisões. Contemplava as poderosas leis da natureza através de movimentos imperceptíveis e nunca se impacientava. Era professor no campo. Fazia suas observações a olho nu. --


Educador, seja um Fabre no mundo das crianças.

Um comentário:

  1. Nossa Mi, tocante o que você escreveu. Também desejo dar aulas em um lugar assim, ainda não consegui fazer disso minha realidade, mas tento adaptar o quanto posso para meus alunos serem livres, ainda estou longe disso, mas tenho tentado dar um passo de cada vez...
    bjo!
    Renata

    ResponderExcluir