"O educador que sente náuseas vendo os pés imundos das crianças, que não suporta mau cheiro, que, se encontra um piolho em seu casaco fica transtornado o dia inteiro, deverá mudar de profissão. Que vá ser comerciante ou funcionário público, enfim, qualquer outro trabalho; mas que saia da escola primária, porque nada é tão humilhante que ser obrigado a ganhar seu pão com um trabalho do qual tem horror". Korczak
Quando ele fala sobre a sujeira me surpreendo mais. Sobre aquilo que deve "suportar", como muitos imaginam, o educador. Onde há amor não se diz suportar. Não há espaço para os dois sentimentos juntos, se um deles for verdadeiro. A criança cheia de piolhos é vítima de um infortúnio, seja este um descaso familiar ou uma distração, não vou eu me tornar mais um motivo de humilhação para esta criança. Já notei, por aí, como as pessoas acham que as crianças são surdas. Falam as maiores barbaridades em suas frentes, ou melhor, por cima delas, e talvez pensem que lá do alto, elas não possam escutar... "Essa menina é insuportável" , "Sua mãe é uma porca", "Veja quantos piolhos". Confusos educadores. Elas podem ouvir sim!
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Quem pensa que uma criança é insuportável apenas não a entendeu ainda, não procurou compreendê-la para encontrar suas necessidades. Um bebê que chora muito não é um bebê insuportável, pode ser um bebê com cólicas, com dores, com fome, inseguro. É como quando aquele bebê chora demais porque quer ficar o tempo todo no colo. "Criança mimada", dizem. Essa é sua necessidade no momento. Se na creche não podem carregá-lo o tempo todo, ao menos um trabalho com muito carinho deverá ser feito para ele entender que também estará seguro no chão. Largá-lo à chorar simplesmente não funciona, quer dizer, um dia ele irá parar, mas se torna a criança apática de Steiner: "A relação íntima de amor que a criança sente com as pessoas mais próximas a ela faz com que ela queira encarnar, queira conquistar seu corpo passo a passo. Onde não existe essa relação ou onde ela é interrompida frequentemente (creches, hospitais, etc) a criança perde o interesse pelo mundo e fica apática".
Mais compreensão e interesse nesse mundo tão rico da educação faria uma pesada diferença.
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