segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Criança brincando, quem a educa?

É importante pensar em um limite pedagógico para os espaços de brincadeira das crianças pequenas, fundamentalmente as menores, para elas, o educador exerce uma importantissima função: a de ser o propiciador de um espaço adequado para seu desenvolvimento através da brincadeira. É extremamente importante pensar na quantidade e qualidade dos brinquedos oferecidos que, quanto mais simples e naturais, mais aumentam as possibilidades oferecidas à criança de transformá-los a partir de sua imaginação.
A falta de limites gera desordem, desrespeito ao ambiente e aos materiais e também o excesso de cores, sons, brinquedos desde o berço, podem confundir a criança que ao invés de experimentar o próprio corpo é constantemente distraída por objetos ao seu redor.

"A criança se orienta no espaço a partir do centro que é o próprio corpo. A vivência das dimensões espaciais lhe possibilita ajustar-se, suave e delicadamente, às polaridades no interior do seu organismo. Esta conquista apazigua, gera calma interior e só então é possível que a criança se concentre em alguma tarefa ou atividade com o devido envolvimento. É necessário no início da vida movimentar-se muito e em todas as direções para finalmente conquistar o equilíbrio, a progressiva autonomia do corpo dá confiança ao ser humano em desenvolvimento."
Luiza Helena Tannuri Lameirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário